Especialistas debatem nos Açores problemática dos abalroamentos de baleias

Especialistas mundiais vão reunir-se entre 24 e 26 de janeiro, no Faial, Açores, para debater a problemática dos abalroamentos de baleias por grandes navios, que resultam frequentemente em ferimentos graves ou morte do animal.



O Instituto de Investigação em Ciências do Mar (OKEANOS) da Universidade dos Açores, parceiro do projeto 'OCEAN' e que organiza o 'workshop' com a cooperação da Escola do Mar dos Açores, anunciou em comunicado que o workshop vai reunir especialistas mundiais na mitigação de abalroamentos de navios a grandes baleias, referindo que "desde a década de 1980 que o número de incidentes tem aumentado significativamente".

O projeto 'OCEAN' surge de um consórcio que conta com 13 parceiros de sete países europeus e pretende "criar ferramentas e procedimentos para reduzir a frequência e severidade dos acidentes marítimos, incluindo abalroamentos de grandes baleias", explica o Instituto de Investigação.

O investigador do OKEANOS, Rui Prieto, alerta para o facto do “tráfego marítimo crescente se apresentar como uma ameaça a várias espécies de animais marinhos".

Segundo o investigador, citado no comunicado, estes "ferimentos graves ou mortalidade", provocados por abalroamentos, "estão registados para mais de 75 espécies marinhas", sendo este problema "especialmente preocupante em relação a algumas espécies de grandes baleias".

O projeto OCEAN (Operator-Centred Enhancement of Awareness in Navigation) iniciou-se em outubro de 2022 e é co-financiado no âmbito do fundo para Investigação e Inovação Horizonte Europa da UE.



PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares