Saúde

Equipa portuguesa vence prémio internacional com nova abordagem a doenças pulmonares

Uma nova abordagem ao diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares, através de nano-transportadores de fármacos, venceu um prémio internacional instituído pela Associação de Estudos Respiratórios, hoje entregue em Coimbra.


 O Prémio Robalo Cordeiro - Associação de Estudos Respiratórios/GlaxoSmithKline, dotado de 25.000 euros, foi entregue à equipa liderada pela professora da Universidade de Coimbra Filomena Botelho e que integrou ainda Alcides Marques, Célia Gomes, Ferreira da Silva, Vasco Bairos, Santos Rosa, Antero Abrunhosa e Pedroso de Lima.

    “Este prémio valoriza a cultura científica e a actividade científica em Portugal. Os investigadores não trabalham para receber prémios, mas a relevância da sua actividade também se expressa desta maneira”, afirmou o reitor da Universidade de Coimbra, na sessão de entrega do galardão.

    Seabra Santos expressou ainda “profundo reconhecimento” da instituição que dirige pela “qualidade do trabalho” da equipa vencedora, que “espelha o que se faz na Universidade de Coimbra e na comunidade universitária nacional”.

    “Nanoradioliposomas modulados molecularmente para estudar a drenagem linfática profunda pulmonar” consiste num novo método desenvolvido para visualizar especificamente a rede de vasos linfáticos pulmonares profundos através de nanoradioliposomas administrados por via respiratória.

    No que se reporta às doenças pulmonares, particularmente tumorais, este método possibilita a abordagem aos níveis de diagnóstico e tratamento. Ao nível do tratamento pode transportar os medicamentos de forma a que estes actuem no local das lesões, aumentado assim a eficácia terapêutica e diminuindo os efeitos secundários.

    O prémio, que tem como patrono o professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Robalo Cordeiro, é bianual e dirige-se a investigadores dos países da União Europeia e de língua oficial portuguesa.

    Para o antigo presidente da Assembleia da República Almeida Santos, que participou na sessão de entrega do prémio, estes galardões “são um estímulo para fazer avançar a ciência”.

    Fontes Baganha, que apresentou o patrono do prémio, Robalo Cordeiro, disse que ele “tentou dar alma à medicina e uma consciência à ciência”, inaugurando no seu tempo “uma nova era no ensino, investigação e na prática clínica”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares