Açoriano Oriental
Entidades regionais de preparadas para intervir

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, reuniu-se esta sexta-feira com secretários regionais para fazer o ponto de situação da atividade desenvolvida por vários departamentos públicos, no âmbito das medidas preventivas para fazer face à eventual passagem do furacão Ophelia junto ao Grupo Oriental dos Açores.

Entidades regionais de preparadas para intervir

Autor: Ana Carvalho Melo

Nesse sentido, nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, ficarão de prevenção os serviços das áreas da Proteção Civil, Saúde, Obras Públicas, Florestais e Ambiente, sendo também reposicionados meios e equipamentos nas zonas consideradas mais críticas na ilha de São Miguel.

Vasco Cordeiro já esteve em contacto telefónico com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues.

A evolução da situação será acompanhada na ilha de Santa Maria pelo Secretário Regional da Saúde, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, e pela Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha.

Para uma primeira intervenção, em caso de necessidade, estarão em nível de prontidão nas duas ilhas cerca de 340 elementos ligados aos serviços Florestais, de Ambiente e das Obras Públicas, assim como cerca de duas dezenas de máquinas retroescavadoras, giratórias e de rasto, entre outras.

Em relação aos portos, a Portos dos Açores colocou as chefias de prevenção nos cais, marinas e em outras infraestruturas e está a implementar várias medidas, tais como o reforço das amarrações, a remoção ou desmontagem de equipamentos e contentores e a proteção provisória das obras em curso.

Além disso, duas equipas das corporações de bombeiros de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e operacionais do SRPCBA, num total de 13 elementos, vão reforçar o efetivo na ilha de Santa Maria, enquanto, no quartel de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, será instalada a Base de Comando Avançado do Serviço Regional de Proteção Civil, que incluirá um reforço das comunicações de emergência.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.