Autor: Ana Carvalho Melo
Nesse sentido, nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, ficarão de prevenção os serviços das áreas da Proteção Civil, Saúde, Obras Públicas, Florestais e Ambiente, sendo também reposicionados meios e equipamentos nas zonas consideradas mais críticas na ilha de São Miguel.
Vasco Cordeiro já esteve em contacto telefónico com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues.
A evolução da situação será acompanhada na ilha de Santa Maria pelo Secretário Regional da Saúde, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, e pela Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha.
Para uma primeira intervenção, em caso de necessidade, estarão em nível de prontidão nas duas ilhas cerca de 340 elementos ligados aos serviços Florestais, de Ambiente e das Obras Públicas, assim como cerca de duas dezenas de máquinas retroescavadoras, giratórias e de rasto, entre outras.
Em relação aos portos, a Portos dos Açores colocou as chefias de prevenção nos cais, marinas e em outras infraestruturas e está a implementar várias medidas, tais como o reforço das amarrações, a remoção ou desmontagem de equipamentos e contentores e a proteção provisória das obras em curso.
Além disso, duas equipas das corporações de bombeiros de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e operacionais do SRPCBA, num total de 13 elementos, vão reforçar o efetivo na ilha de Santa Maria, enquanto, no quartel de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, será instalada a Base de Comando Avançado do Serviço Regional de Proteção Civil, que incluirá um reforço das comunicações de emergência.
-
premiumACAPO organiza debate para alertar que discriminação de género também existe na deficiência
Se ser-se portador de uma deficiência já é em si, muitas vezes, fator de discriminação, ela pode tornar-se ainda maior quando à deficiência se junta a discriminação de género, em casa, no trabalho e na maternidade. Este tema vai estar em debate no sábado, em Ponta Delgada, pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO)
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada