Açoriano Oriental
Economia
Endividamento do sector público empresarial aumentou 20%
O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins, salientou ontem um aumento de cerca de 20 por cento no endividamento do sector público empresarial regional nos Açores em 2009, provocado em grande parte pelo sector da saúde.
Endividamento do sector público empresarial aumentou 20%

Autor: Lusa/AO online
“Há um aumento do endividamento do sector público empresarial da região de cerca de 20 por cento, com um peso muito significativo dos hospitais empresa”, afirmou Guilherme de Oliveira Martins, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

O presidente do Tribunal de Contas falava depois de ter entregue ao presidente da Assembleia Legislativa Regional os pareceres das contas do parlamento e da Região Autónoma dos Açores relativas a 2009.

Guilherme de Oliveira Martins salientou ainda a redução registada nas receitas próprias, que “só cobrem 86 por cento das despesas correntes”.

“É um dado importante, novo. É necessário considerar, relativamente aos restantes 14 por cento, que o financiamento é de transferências correntes provenientes do Orçamento do Estado”, afirmou.

Ainda relativamente à Conta de 2009 da Região Autónoma dos Açores, o presidente do Tribunal de Contas referiu que o nível de execução das receitas e despesas foi de 91 por cento e salientou que “o endividamento líquido da região aumentou 6,1 milhões de euros em 2009”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados