Euro2008 - Grupo A

"Em princípio vai jogar a mesma equipa", Scolari

O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, afirmou  que deverá repetir, frente à República Checa, em Genebra, o “onze” que actuou sábado face à Turquia, na segunda jornada do grupo A


O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, afirmou  que deverá repetir, frente à República Checa, em Genebra, o “onze” que actuou sábado face à Turquia, na segunda jornada do grupo A.
“Em princípio não vai haver alterações, será a mesma equipa”, afirmou o treinador “canarinho”, confrontado com a possibilidade de Fernando Meira substituir Petit e actuar como “trinco”, a exemplo do último jogo de qualificação (0-0 com a Finlândia).
Na opinião de Scolari, isso pode acontecer no “decorrer do jogo”, já que o jogador do Estugarda “é uma excelente opção, está em bom momento de forma” e é um jogador de “estatura elevada, o que pode ser importante, face a uma equipa com 1,84 metros de média de altura”. Ainda assim, e de início, o seleccionador luso não vai mudar nada, até porque a formação das “quinas” respondeu da melhor forma frente à Turquia, vencendo por 2-0, com tentos do central Pepe (61 minutos) e do médio Raul Meireles (93).
Desta forma, Portugal jogará com Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, à frente de Ricardo, um meio-campo com Petit, mais recuado, João Moutinho e Deco e dois extremos (Cristiano Ronaldo e Simão) no apoio ao ponta-de-lança Nuno Gomes.
Apesar de ir repetir o “onze” pelo terceiro encontro consecutivo – contando o embate particular com a Geórgia (2-0 a 31 de Maio, em Viseu, com tentos de João Moutinho e Simão) -, Scolari recusou-se a classificar esta como a equipa “ideal”.
“O meu onde ideal são... 23 jogadores. Fui ao Mundial com o Brasil e só não jogaram os dois guarda-redes. Depois, só não utilizei quatro (Quim, Moreira, Beto e Tiago) no Euro2004 e dois no Mundial2006 (Quim e Paulo Santos). Todos são importantes”, frisou o técnico.
Segundo o treinador “canarinho”, as que são as suas opções actuais podem mudar: “à medida que vamos jogando, frente a equipas de escolas diferentes e frente a jogadores diferentes, todos vão ter oportunidades”.
“Não posso dizer que temos um `onze´ ideal. Tenho uma ideia, mas ela pode ser modificada”, clarificou Luiz Felipe Scolari, que se mostrou muito satisfeito com a prestação da equipa lusa face os turcos.
O encontro entre as selecções principais de Portugal e da República Checa realiza-se quarta-feira, a partir das 18H00 Locais (17H00 em Lisboa, 16H00 nos Açores), no Estádio de Genebra, com arbitragem do grego Kyros Vassaras, com transmissão directa na TVI.

PUB

Eurodeputado açoriano, do PSD, participou na missão de alto nível inserido no Egito, em encontros que reuniram decisores políticos de toda a região euro-mediterrânica.