Autor: Susete Rodrigues/AO Online
A EBI da Horta venceu a categoria “Indisciplinar a Escola”, tendo-se destacado pelo seu Plano Cultural de Escola (PCE), que promove a aprendizagem colaborativa e a cidadania ativa através de práticas artísticas e culturais, envolvendo a comunidade escolar e local.
Neste plano destaca-se o projeto Re-Cria Recreios, que surgiu de uma residência na escola dinamizada pela artista Luísa Alpalhão. Segundo explica a escola em nota informativa, o projeto teve como objetivo fornecer alternativas ao excessivo uso de telemóveis. Assim, ao longo de dois anos foram concebidos com os alunos e construídos a partir de materiais reutilizáveis objetos lúdico-pedagógicos, que estão agora distribuídos pelos espaços de recreio da EBI da Horta.
Alguns exemplos desse objetos são: uma moldura gigante onde os alunos podem apresentar os seus trabalhos ou teatralizar as suas brincadeiras, um quebra-cabeças/labirinto que só pode ser resolvido de forma colaborativa, três bicicletas que ao serem pedaladas produzem energia para acionar um projetor de filmes, um taumatrópio ciclável, diversos espaços de leitura e cestos de basquetebol para reciclagem de papel, entre outros.
Rita Mendes, professora e coordenadora do Plano Cultural da Escola, realça a importância deste programa descrevendo-o como “uma oportunidade de transformação gigantesca: se uma artista consegue fazer o que foi feito aqui em três meses, imagine-se o que seriam vários artistas durante um ano inteiro”, disse citada em nota de imprensa.