Autor: Rui Jorge Cabral
O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, afirma que é preciso “continuar a trabalhar para uma Região mais justa, inclusiva e sustentável, onde ninguém fique para trás”.
Na sua Mensagem de Natal, Luís Garcia
afirma que “vivemos tempos inquietantes, marcados por desafios globais
como as alterações climáticas, os conflitos armados e as crises
humanitárias, que exigem respostas urgentes e colaborativas”.
Questões que, “muitas vezes distantes”, têm reflexos na nossa realidade regional salientando o presidente da ALRAA que nos Açores “sentimos de forma particular a importância de preservar a nossa identidade e garantir o bem-estar das nossas comunidades, enquanto contribuímos para soluções globais com responsabilidade e união”.
Neste contexto, afirma Luís Garcia, os açorianos são “chamados a agir com responsabilidade e união”, lembrando que “o espírito de partilha e generosidade do Natal deve inspirar-nos a fortalecer os laços entre as nossas ilhas e comunidades, tanto no arquipélago como na diáspora, e a valorizar e preservar os Açores como a casa comum que nos une”.
Lembrando que os açorianos são “um povo sem fronteiras”, o presidente da ALRAA quis deixar “uma palavra de reconhecimento a todos os açorianos que, com o seu esforço diário, fazem a diferença: às famílias que educam e cuidam, aos jovens que sonham e criam, aos trabalhadores e empresários que inovam e fazem acontecer e a todos os que dedicam o seu tempo a ajudar o próximo para além desta época festiva”.
Por outro lado, aos açorianos da diáspora,
Luís Garcia deixou ainda “uma palavra especial”, porque “mesmo longe,
continuam a ser uma parte essencial de nós”.
Por isso, concluiu o presidente do parlamento açoriano, “a vossa dedicação em manter vivas as nossas tradições e em projetar o nome dos Açores além-fronteiras reforça a nossa ligação indelével”.