E depois das eleições, quais são os passos seguintes no Parlamento Europeu?

Com todos os votos contados, o Parlamento Europeu da legislatura 2024-2029 começará a ganhar forma nos próximos dias, sendo que a primeira sessão plenária terá lugar entre os dias 16 e 19 de julho, em Estrasburgo.



Mas antes da sessão plenária de abertura de legislatura, muito há para acertar. Desde logo, os deputado recém-eleitos vão formar os grupos políticos, em linha com as suas afinidades políticas.

Um grupo  político deve ter pelo menos 23 eurodeputados de sete países daUnião Europeia. Há também a hipótese de não alinhar com nenhum grupo, passando à condição de “não-inscrito” ou de criar um novo grupo político. Na última legislatura, houve sete grupos políticos no parlamento: Partido Popular Europeu (onde se vão sentar os eleitos pela AD), Socialistas e Democratas (PS), Renovar a Europa (IL), Esquerda Europeia (PCP e BE) Identidade e Democracia (Chega), Verdes, Reformistas e Conservadores.

“Na primeira sessão plenária, o Parlamento elegerá o seu ou a sua Presidente, vice-presidentes e questores. Decidirá ainda sobre o número de deputados que vão integrar cada comissão parlamentar”, lê-se no site da União Europeia.

Os eurodeputados também serão chamados a votar a favor da eleição do novo Presidente da Comissão Europeia e a avaliar os candidatos a comissários durante audições públicas.

Refira-se que a nova Comissão terá de obter a aprovação do Parlamento numa votação em plenário para poder tomar posse.

“Entretanto, os eurodeputados retomarão as suas funções, incluindo a análise e alteração de legislação, o escrutínio do trabalho de outras instituições da UE e o debate sobre questões importantes da atualidade”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares