Açoriano Oriental
Durão Barroso inicia périplo pela Ásia
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, inicia quinta-feira um périplo de mais de uma semana pela Ásia, que inclui uma escala em Timor-Leste e a participação em várias cimeiras ao lado do primeiro-ministro português, José Sócrates.
Durão Barroso inicia périplo pela Ásia

Autor: Lusa / AO online
Durão Barroso começa por estar quinta-feira em Singapura ao lado do presidente do Conselho Europeu e primeiro-ministro português, que lidera a delegação europeia à cimeira com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A delegação europeia e os líderes da Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Singapura, Brunei, Laos, Vietname, Camboja e Birmânia vão comemorar os 30 anos de diálogo entre a UE e a ASEAN e aprovar um plano de acção para acelerar as relações entre as duas partes.

"O reforço das relações entre a UE e a ASEAN é do interesse mútuo. Não apenas porque a ASEAN é o nosso quinto parceiro comercial, mas também porque tem um papel que está a aumentar para responder aos desafios actuais, como as alterações climáticas, segurança energética e redução da pobreza", sublinhou Barroso antes da sua partida para a Ásia.

Na sexta-feira, o presidente da Comissão Europeia visita oficialmente a Indonésia e no dia seguinte estará em Timor-Leste onde tem previstos encontros, entre outros, com o presidente José Ramos-Horta, o primeiro-ministro Xanana Gusmão e o líder do principal partido da oposição e ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, da Fretilin, assim como uma visita ao Parlamento, onde irá discursar.

Segundo fonte comunitária, Durão Barroso irá "encorajar" o processo democrático e realçar que Timor-leste pode contar com a continuação da ajuda e solidariedade europeia.

O dirigente europeu visita a 26 de Novembro o Vietname e dois dias depois estará novamente ao lado de José Sócrates na Cimeira UE-China com quem segue para Nova Deli para uma última cimeira, UE-Índia, a 30 de Novembro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados