Durão Barroso é o vencedor na escolha do novo presidente

Durão Barroso é o vencedor na escolha do novo presidente

 

Lusa/AO Online   Internacional   26 de Nov de 2009, 19:02

O antigo comissário europeu para as Relações Externas Chris Patten considerou hoje que o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, foi um dos grandes vencedores na atribuição dos novos cargos de topo na UE.

"As duas pessoas escolhidas têm perfis discretos. Penso que (José Manuel Durão) Barroso acredita que isso o torna no líder mais destacado entre os dirigentes europeus", disse Chris Patten em entrevista à Agência Lusa.

Os 27 Estados-membros da UE escolheram na passada quinta-feira o belga Herman Van Rompuy e a britânica Catherine Ashton para ocupar os dois novos cargos de liderança da UE, respectivamente presidente do Conselho Europeu e alta representante para a Política Externa.

"Barroso é um dos vencedores", disse Patten, comentando a escolha dos chefes de Estado e de governo dos 27 que, reforçou, "são nomeações discretas".

"Espero que consigam alcançar uma gestão mais eficaz das questões europeias (...) Espero que a escolha não signifique falta de vontade política para reforçar o perfil internacional da União Europeia", acrescentou o antigo comissário europeu, nomeado pelo Reino Unido e último governador de Hong Kong.

Herman Van Rompuy, 62 anos, liderava o governo de coligação da Bélgica há menos de um ano.

Catherine Ashton, 53 anos, que exerce actualmente o cargo de comissária europeia para o Comércio, será também vice-presidente da Comissão Europeia,

"Espero que a Comissão Europeia não a guie demasiado pelo braço", disse Patten.

Patten aconselhou ainda o executivo de Bruxelas a reconheçer que, apesar de ser vice-presidente da comissão, Ashton representa também o Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado e de governo dos países membros.

"É um número de equilíbrio algo difícil, mas seria um erro muito grave dar a imagem que a Comissão se está a tentar apropriar da política externa" da União Europeia, afirmou o antigo comissário.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.