Duma reforça poderes do ex-KGB

Os deputados russos aprovaram esta sexta-feira uma lei que alarga os poderes dos serviços especiais (FSB, ex-KGB), um reforço pretendido pelo presidente Dmitri Medvedev e criticado pelos defensores dos direitos humanos.


O texto, que permite aos serviços especiais emitir "avisos" contra pessoas suspeitas de "criar condições" favoráveis à perpetração de um crime, foi apoiado por 354 deputados da Duma (câmara baixa) e registou 96 votos contra.

O projecto de lei foi já criticado pela oposição russa e pelos defensores dos direitos humanos que receiam um regresso às detenções arbitrárias praticadas pelo KGB na época soviética.

Algumas das normas mais controversas da lei acabaram por cair desde a primeira versão do projecto até ao texto final.

Três militantes do partido democrático Iabloko que se manifestavam em frente à Duma contra a aprovação da lei foram interpelados e levados para a esquadra, indicou a formação em comunicado.
PUB

Premium

A FAPA alerta que o aumento do jogo online, das dependências digitais e dos consumos precoces entre os jovens exige uma resposta coordenada. A federação defende um pacto entre escolas, famílias e Governo para travar riscos que estão a crescer de forma silenciosa