Açoriano Oriental
Duarte Freitas exige construção de porto prometido para São Roque do Pico
O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, exigiu que o Governo Regional cumpra a promessa de construir um novo porto de passageiros em São Roque, na ilha do Pico.
Duarte Freitas exige construção de porto prometido para São Roque do Pico

Autor: Lusa/AO online

 

"Isto não é apenas uma obra de São Roque ou do Pico, isto é uma obra fundamental para o desenvolvimento económico das ilhas do triângulo [Faial, Pico e São Jorge]", sublinhou o dirigente social-democrata, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao porto comercial de São Roque.

Duarte Freitas lembrou que esta obra tem sido prometida aos longo dos últimos "15 ou 20 anos", mas "sucessivamente adiada" com "várias desculpas", mas espera que possa finalmente avançar com a entrada em vigor do novo quadro comunitário de apoio.

"Dois anos após o então secretário regional da Economia, atual presidente do Governo Regional [Vasco Cordeiro], ter apresentado publicamente o projeto, é tempo de finalmente se avançar com a obra", insistiu o líder regional do PSD.

O projeto de reordenamento do porto de São Roque do Pico, uma obra orçada em mais de 40 milhões de euros, foi apresentado a 04 de abril de 2012, ano de eleições regionais, por Vasco Cordeiro, então secretário regional da Economia.

A obra incluía a construção de um molhe-cais com 390 metros de comprimento, com rampas 'roll-on roll-off' (para permitir o embarque e desembarque de camiões), um terrapleno de 12 mil metros quadrados e a construção de um novo terminal de passageiros.

O processo de construção do novo cais de passageiros seguiu para consulta pública e foi submetido a testes no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, mas a obra ainda não avançou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados