Hospitais

Dívida aos laboratórios subiu para 585,5 ME em Setembro

A dívida dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde aos fornecedores de medicamentos alcançou os 585,5 milhões de euros em Setembro, um agravamento de 20 por cento desde Janeiro, referem dados da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).


O prazo médio de pagamento dos hospitais aos fornecedores era, em Setembro de 243 dias, "o dobro do tempo definido como aceitável pelo Governo", refere a Apifarma na sua “newsletter” de Novembro.

Segundo a associação, mais de metade da dívida total “acumula-se há mais de 90 dias, prazo que o Ministério da Saúde definiu como aceitável para pagamento dos medicamentos que os hospitais compram à indústria farmacêutica”.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.