Autor: Paulo Faustino
Na primeira edição do VisitAzores Tourism Forum, Carolina Leñero chamou a atenção dos responsáveis pelo turismo nos Açores para a importância de uma estratégia de marca, já que “essa perceção traz desenvolvimento económico e social aos lugares”. Isso porque, quanto melhor for a perceção de um lugar para os turistas, mais eles quererão visitá-lo.
Assim, a responsável aconselhou os Açores a avançarem para uma estratégia de marca e a trabalharem na sua identidade digital. O que é preciso, como passos centrais, é que seja definida uma “ideia central” e se construa “algo que seja forte e resistente, capaz de suportar as adversidades que virão”. Na prossecução desta tarefa, há também que definir “o que tem de se fazer para se ser consequente”, “entender as perceções internacionais” e, claro, medir resultados. Em paralelo, também há que apostar na capacitação das pessoas para bem receberem os turistas.
A Costa Rica é uma referência turística à escala global que gera negócios de valor acrescentado e remunera bem, para a realidade da América Central, os seus ativos qualificados (no princípio de carreira, os salários são de cerca mil dólares mensais). São vários os seus pontos de encontro com os Açores: é uma realidade insular, tem muita natureza e aposta no conceito de sustentabilidade, apostando, por exemplo, no crescimento das energias renováveis desde 2014.
No encontro, Filipe Silva, administrador do Turismo de
Portugal, alertou igualmente para a necessidade de intervenção no
território e de capacitação das “pessoas e dos agentes”, por forma a
nunca passar para fora uma “mensagem de impreparação”.