Diferença salarial entre homens e mulheres inferior nos Açores

A diferença salarial entre homens e mulheres nos Açores é inferior à média nacional e há uma maior presença feminina nos níveis intermédios das chefias da Administração Pública, mas persistem desafios para "uma igualdade efetiva", defendeu o executivo



“Apesar dos progressos registados, continua a ser necessário reforçar a sensibilização, a monitorização e as políticas públicas que promovam uma igualdade efetiva entre mulheres e homens”, afirmou a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra anualmente a 08 de março.

A governante assinalou a data com uma fotografia conjunta que reuniu mais de uma centena de trabalhadoras dos serviços da secretaria, que se quiseram associar à iniciativa, no edifício do Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, segundo adiantou o Governo açoriano.

Numa nota divulgada, o executivo regional cita o Barómetro das Diferenças Remuneratórias (dados de 2023, publicados em 2025), assinalando que os Açores registam um ‘gender pay gap’ (hiato ou diferencial salarial entre homens e mulheres) de 11,3% na remuneração base e de 13,3% no ganho médio, valores inferiores à média nacional, que se situa nos 12,5% e 15,4%, respetivamente, "evidenciando uma trajetória de redução das desigualdades salariais na região".

Nos cargos de direção e chefia da Administração Pública Regional, os dados indicam uma maior presença feminina nos níveis intermédios. As mulheres representam 53% dos cargos intermédios, enquanto nos cargos de dirigente superior de 1.º grau a representação feminina é de 43,7%, acrescenta.

Mónica Seidi destacou que o Dia Internacional da Mulher constitui também uma ocasião para valorizar o papel das mulheres no desenvolvimento social, económico e institucional dos Açores, sublinhando a importância de continuar a reforçar políticas que garantam uma igualdade efetiva de oportunidades.

“Assinalar o Dia Internacional da Mulher é também reafirmar o compromisso do Governo dos Açores com uma sociedade mais justa, equitativa e livre de discriminação”, salientou a secretária regional.

PUB