Dia de S. Valentim assinalado nas bibliotecas públicas de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta

A Direção Regional da Cultura, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Ponta Delgada, Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e João José da Graça, na Horta, promove quinta-feira, 14 de fevereiro, a realização de diversas iniciativas destinadas a comemorar o Dia de S. Valentim.



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada celebra o Dia de São Valentim e o Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de março, expondo, de 14 de fevereiro a 31 de março, uma mostra de originais de cartas de amor e de manuscritos poéticos pertencentes ao seu acervo documental.

 

Entre os documentos expostos encontram-se cartas e poemas escritos por personalidades ilustres da cultura, como Natália Correia, Vitorino Nemésio, Teófilo Braga e Almeida Garrett.

 

Com o objetivo de aproximar a poesia dos utilizadores da instituição, a biblioteca apresenta também um 'varal de poesia', com cópias das transcrições dos manuscritos poéticos expostos e de outros autores, convidando quem passa a colher um poema, refere nota.

 

Por seu turno, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala o 'Dia dos Namorados', com a realização, a 14 e 15 de fevereiro, de um “Encontro às Cegas com os Livros”.

 

Com esta atividade, que já acontece há dois anos e tem registado grande adesão por parte do público, pretende-se que o leitor não julgue o livro pela capa, autor, título ou sinopse, apelando, assim, a uma nova experiência com os livros.

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, comemora a data com a realização de uma mostra bibliográfica de poesia e cartas de amor, que estará patente de 14 a 21 de fevereiro, das 9 horas às 18 horas.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares