Açoriano Oriental
Espectáculo
Dezenas de actores mostram como o povo viu a República nos Açores
Dezenas de atores e músicos sobem ao palco do Coliseu Micalense, de Ponta Delgada, a 05 de outubro, num espetáculo que pretende dar "uma visão do povo sobre a implantação da República", iniciativa patrocinada pelo município.
Dezenas de actores mostram como o povo viu a República nos Açores

Autor: Lusa/AO On Line

“A ideia não é reconstituir a implantação da República em Portugal, mas dar uma visão de como o povo a terá visto, a partir de um texto com recurso a muita investigação da época”, afirmou Armando Moreira, responsável da Máquina do Tempo, grupo promotor do evento “Ventos da República”.

Segundo o encenador, o espetáculo vai reunir um conjunto de "grandes valores musicais e artísticos", com a participação do ator convidado, Zeca Medeiros, e acompanhamento das sete melodias pela orquestra do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

“É também uma visão romântica a partir de aspectos ficcionados nas pessoas de dois distintos homens da ilha: Antero de Quental e Teófilo de Braga. Vamos fazer retrocessos no tempo e lembrar que nem sempre da corte vieram coisas boas. Há coisas que as pessoas não se lembram”, frisou, na apresentação do espetáculo "Ventos da República".

Assim, em palco vão estar atores, cantores e ainda 50 romeiras figurantes.

Para a presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, o espetáculo músico-teatral permite levar as comemorações do centenário da República "a toda a população", referiu.

“É o expoente máximo do ponto de vista popular da comemoração da República", salientou a autarca, recordando que o município tem desenvolvido, desde fevereiro, um conjunto de iniciativas para assinalar o Centenário da República, eventos que envolveram "alunos, conferências e ainda uma homenagem a Teófilo Braga com a atribuição da medalha de ouro do município a título póstumo".

O espetáculo, com entrada gratuita a partir das 21:30 do dia 05 de outubro, vai ser posteriormente transmitido pela RTP/Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados