Açoriano Oriental
Desemprego na OCDE cai em setembro pelo terceiro mês consecutivo
A taxa de desemprego nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desceu em setembro, pelo terceiro mês consecutivo, ao cair 0,1 pontos percentuais para 7,2%, anunciou a organização.
Desemprego na OCDE cai em setembro pelo terceiro mês consecutivo

Autor: Lusa/AO online

 

Nos 34 países membros da OCDE, um total de 44,2 milhões de pessoas estavam desempregadas em setembro, menos 5,6 milhões de pessoas do que no pior momento em termos de conjuntura, em abril de 2010.

No entanto, o número de desempregados na OCDE no final de setembro continuava a ser superior (mais 9,6 milhões) ao registado em julho de 2008, antes do início da crise.

Na zona euro, o desemprego permaneceu em setembro, pelo quarto mês consecutivo, nos 11,5%, o que se traduz num total de 18,3 milhões de pessoas sem trabalho.

Na liderança da criação de emprego na zona euro estão Portugal (com uma descida de 0,3 pontos para uma taxa de desemprego de 13,6%), Espanha (-0,2 pontos, 24%) e Irlanda (-0,2 pontos, 11,2%).

Entre os 34 países da OCDE, destacam-se os decréscimos das taxas de desemprego na República Checa (com uma descida de 0,6 pontos), a Islândia (-0,5 pontos) e Suécia (-0,3 pontos).

Os 'motores' da economia mundial, como os Estados Unidos e o Canadá, também registaram decréscimos de 0,2 pontos percentuais das taxas de desemprego, ao passarem para 6,8% e 5,9%, respetivamente, enquanto no Japão foi registado um acréscimo de 0,1 pontos para 3,6%.

Já os números do desemprego entre os jovens (com idades entre os 14 e os 24 anos) voltaram a piorar, com um aumento de 0,3 pontos no conjunto da OCDE, para 15,1%.

A organização voltou hoje a chamar a atenção para os níveis "excecionalmente altos" do desemprego entre os jovens na Grécia e em Espanha, onde um em cada dois jovens não encontra emprego.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados