Descobriu-se nova forma de olhar o Universo

O físico britânico Stephen Hawking afirmou que a deteção das ondas gravitacionais, a última previsão ainda por comprovar das teorias do físico alemão Albert Enstein, abre a porta a "uma nova forma de olhar o Universo".


 

“A capacidade de as detetar tem o potencial de revolucionar a Astronomia”, disse à estação televisiva britânica BBC o físico teórico de 74 anos, especialista em buracos negros.

A deteção destas ondas, os sinais que grandes cataclismos deixam no Universo, constitui também “a primeira prova de um sistema binário de buracos negros e a primeira observação de buracos negros fundindo-se”, sublinhou Hawking.

“Além de provar a Teoria da Relatividade Geral, podemos esperar ver buracos negros ao longo da história do Universo. Poderemos inclusive ver os vestígios do Universo primordial, durante o ‘Big Bang’”, graças às ondas gravitacionais, salientou o físico.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.