Deputados regionais do PS de Santa Maria alertam para atrasos no apoio às empresas

Os deputados socialistas no parlamento açoriano eleitos pela ilha de Santa Maria alertaram para atrasos "injustificados" e "persistentes" dos apoios do Governo Regional às empresas, alegando que a situação está, "nalguns casos, a colocar em risco investimentos" projetados



O alerta dos deputados eleitos pelo PS surge após uma reunião com a Associação Comercial e Industrial da Ilha de Santa Maria (ACIISMA), na qual foram analisados os principais desafios que estão a afetar a atividade económica local.

De acordo com o PS/Açores, a reunião permitiu confirmar "atrasos persistentes" do Governo Regional na execução dos apoios às empresas".

Segundo o deputado socialista João Vasco Costa, citado em nota de imprensa, foram apontados "atrasos significativos no pagamento dos apoios Covid-19 e morosidade na análise das candidaturas ao programa Construir 2030", uma "situação que está a gerar incerteza, dificultando o planeamento empresarial e, nalguns casos, colocando em risco investimentos já projetados".

"Continuaremos, no parlamento, a exigir pagamentos em tempo útil e simplificação administrativa, condições essenciais para proteger o emprego e promover o desenvolvimento económico da ilha”, assegurou o parlamentar socialista eleito pelo círculo da ilha de Santa Maria.

O parlamentar defendeu, ainda, “medidas que garantam maior celeridade administrativa, estabilidade nos processos e transparência na gestão dos apoios públicos”, salientando a importância de auscultar as entidades locais no âmbito do Plano e Orçamento para o próximo ano, algo que “tem sido pouco valorizado pelo atual Governo”.

Essa auscultação “é fundamental para que o Plano e Orçamento de 2026 responda às necessidades reais dos marienses e ajude a criar um ambiente económico mais estável, mais justo e com melhores oportunidades de investimento”, reforçou.

Os socialistas garantiram que vão "levar estas preocupações" ao debate do Plano e Orçamento para 2026, cujos documentos vão ser debatidos e votados, entre 24 e 28 de novembro, na Assembleia Legislativa dos Açores.


PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP