O alerta dos deputados eleitos pelo PS surge após uma reunião com a Associação Comercial e Industrial da Ilha de Santa Maria (ACIISMA), na qual foram analisados os principais desafios que estão a afetar a atividade económica local.
De acordo com o PS/Açores, a reunião permitiu confirmar "atrasos persistentes" do Governo Regional na execução dos apoios às empresas".
Segundo o deputado socialista João Vasco Costa, citado em nota de imprensa, foram apontados "atrasos significativos no pagamento dos apoios Covid-19 e morosidade na análise das candidaturas ao programa Construir 2030", uma "situação que está a gerar incerteza, dificultando o planeamento empresarial e, nalguns casos, colocando em risco investimentos já projetados".
"Continuaremos, no parlamento, a exigir pagamentos em tempo útil e simplificação administrativa, condições essenciais para proteger o emprego e promover o desenvolvimento económico da ilha”, assegurou o parlamentar socialista eleito pelo círculo da ilha de Santa Maria.
O parlamentar defendeu, ainda, “medidas que garantam maior celeridade administrativa, estabilidade nos processos e transparência na gestão dos apoios públicos”, salientando a importância de auscultar as entidades locais no âmbito do Plano e Orçamento para o próximo ano, algo que “tem sido pouco valorizado pelo atual Governo”.
Essa auscultação “é fundamental para que o Plano e Orçamento de 2026 responda às necessidades reais dos marienses e ajude a criar um ambiente económico mais estável, mais justo e com melhores oportunidades de investimento”, reforçou.
Os socialistas garantiram que vão "levar estas preocupações" ao debate do Plano e Orçamento para 2026, cujos documentos vão ser debatidos e votados, entre 24 e 28 de novembro, na Assembleia Legislativa dos Açores.
