Açoriano Oriental
Deputados do PS na República pedem intervenção do Governo nos atrasos dos CTT nos Açores

Os deputados do PS eleitos pelo círculo dos Açores na Assembleia da República alertaram o Governo da República para a contínua degradação na prestação de serviços por parte dos CTT na Região Autónoma, nomeadamente “os elevados atrasos na entrega das encomendas com um enorme impacto negativo para os açorianos e para as empresas açorianas”.

Deputados do PS na República pedem intervenção do Governo nos atrasos dos CTT nos Açores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo explicam em comunicado “os atrasos ocorrem nas encomendas entre Portugal Continental e os Açores, bem como no correio inter-ilhas, afetando todas as ilhas. Por sua vez, os atrasos nas encomendas de correio internacional para os Açores revelam-se mais acentuados em determinadas ilhas, o que não se verificava antes da nova reorganização logística, nomeadamente com a eliminação de postos de desalfandegamento”.


O comunicado recorda que em fevereiro do ano passado, o Grupo Parlamentar do PS questionou a administração dos CTT sobre o “impacto negativo” que as opções de gestão estavam a causar nos Açores, sendo que uma das justificações apresentadas prendeu-se com “a falta de disponibilidade para transporte de carga aérea nas ligações aos Açores e inter-ilhas”. “Ora, considerando que, em dezembro de 2018, o Consórcio MAIS deu início a uma operação regular de transporte de carga aérea entre o continente e os Açores, importa conhecer as razões pela manutenção dos atrasos anteriormente verificados, bem como a contínua utilização do meio de transporte marítimo na oferta CTT”, apontam.


Desta forma, Carlos César, Lara Martinho e João Castro perguntam ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, qual a razão para a prestação do serviço CTT Expresso Cargo manter como meio de transporte o marítimo, que varia entre cinco a 26 dias, existindo neste momento uma resposta efetiva por via aérea.


Os deputados açorianos questionaram também se a ANACOM, Autoridade nacional para as Comunicações, estabeleceu objetivos de qualidade específicos para os Açores com vista ao acompanhamento da qualidade do serviço postal universal na Região Autónoma.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados