Açoriano Oriental
Delegados dos clubes profissionais apoiam eventual candidatura de Proença à FPF

Os 20 delegados dos clubes do futebol profissional com direito de voto nas eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apoiaram com unanimidade uma eventual candidatura de Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Delegados dos clubes profissionais apoiam eventual candidatura de Proença à FPF

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Liga de clubes, essa posição foi tomada no final de uma reunião com o dirigente, realizada na nova sede do organismo, que está em fase de acabamentos e vai ser inaugurada em breve, em Ramalde, no Porto.

“Os 20 delegados eleitos pelos clubes para representarem a LPFP na Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol aprovaram, de forma unânime, a agenda do futebol profissional para os próximos quatro anos e sublinharam a importância de uma estratégia comum, já anteriormente manifestada por todas as sociedades desportivas, que garanta a defesa dos interesses da indústria na nova etapa que se aproxima”, explicou.

A reunião, que contou com 100% de adesão - incluindo Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães - reforçou a “necessidade de compromisso” entre LPFP e FPF para “solucionar temas decisivos” da modalidade.

“[Será] Uma etapa que trará mudanças, que exigem uma ação unificadora entre todos os agentes e instituições do futebol português, tendo o presidente da LPFP sido apontado como figura central na resolução dos temas identificados como prioritários para o futuro”, finalizou.

As eleições dos órgãos sociais da FPF rumo ao quadriénio 2024-2028 ainda não têm candidaturas oficializadas nem data marcada, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato permitido por lei, que termina até seis meses depois do ciclo olímpico de 2024.

Líder da LPFP desde 2015 e da European Leagues há praticamente um ano, Pedro Proença já tinha sido desafiado pelos clubes da I e II Ligas a candidatar-se à FPF a 27 de setembro, aquando de uma AG ordinária do organismo.

O ex-árbitro internacional deve enfrentar a concorrência de Nuno Lobo, cujo ciclo presidencial de 12 anos na Associação de Futebol de Lisboa terminará no final de 2024.

Na sexta-feira, em declarações à agência Lusa, Nuno Lobo prometeu oficializar em breve a sua candidatura, enquanto Pedro Proença apontou uma decisão para a próxima Cimeira de Presidentes da LPFP, ainda em data e local a designar.

A AG da FPF é constituída por 84 delegados, 29 por inerência, casos dos 22 presidentes das associações regionais e distritais, assim como os presidentes da Liga de clubes e das estruturas representativas de treinadores, árbitros, futebolistas, dirigentes, enfermeiros e massagistas e médicos.

Além destes, a reunião magna conta ainda com outros 55 delegados: 20 representantes dos clubes das competições profissionais, oito das provas não profissionais, sete das distritais, cinco dos jogadores profissionais, cinco dos amadores, cinco dos treinadores e cinco dos árbitros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.