OE2019

Défice de 0,7% do PIB este ano é a "melhor estimativa" neste momento

Défice de 0,7% do PIB este ano é a "melhor estimativa" neste momento

 

Lusa/AO Online   Economia   16 de Out de 2018, 09:44

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse que um défice este ano de 0,7% do PIB é a “melhor estimativa do Governo" neste momento.

Questionado em conferência de imprensa porque mantém o Governo uma estimativa de um saldo orçamental negativo em 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), quando há previsões mais positivas, Centeno reiterou a estimativa do Governo: “0,7% é a nossa melhor estimativa para o défice de 2018 em outubro de 2018”.

O governante disse que na preparação da proposta do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) foi “avaliada a sua execução” e que foi decidido manter o valor de estimativa, já apresentado em abril no Programa de Estabilidade.

“Temos sempre dito que a execução orçamental está alinhada com os objetivos Governo, não voltamos a falar de retificativos, ainda que recentemente tenhamos ouvido falar de alternativos”, disse Centeno.

A previsão do executivo de um défice orçamental de 0,7% do PIB este ano fica acima da previsão do Conselho das Finanças Públicas (CFP) que, em setembro, considerou que o défice este ano deverá ficar nos 0,5% do PIB.

Então, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou que o valor apresentado pela entidade liderada por Teodora Cardoso apresentava uma previsão “bastante otimista” na componente das prestações sociais e das pensões.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.