Autor: Arthur Melo
No passado domingo decorreu a terceira prova da Taça Zon Açores em BTT-Cross-Country no circuito da Batalha, Aflitos.
Naquela que é já considerada a prova rainha do calendário, o Veterano David Morais (Sportzone) triunfou de forma clara ao completar as oito voltas previstas ao circuito de 3700 metros em 01h50m49s.
Foi uma vitória construída desde o momento da largada, com Morais a assumir as despesas da corrida, consolidando volta a volta o seu avanço, tendo acabado por triunfar com um avanço de 5m42s sobre o segundo classificado, Nuno Silva (Sportzone).
Nas duas voltas iniciais, David Morais ainda foi perseguido de perto por um trio composto pelo Veterano Jorge Medeiros e pelo Elite André Arruda (ambos do NC/Blocoilhas) e pelo Veterano Nuno Silva (Sportzone). À passagem da terceira volta, Jorge Medeiros já tinha descolado do grupo, a contas com problema físicos, enquanto André Arruda começava a ganhar avanço sobre Nuno Silva.
André Arruda acabaria por cortar a meta em segundo lugar com 6 segundos de avanço sobre Nuno Silva. Contudo, o jovem atleta do NC/Blocoilhas acabaria por ser desclassificado pelo Colégio de Comissários por ter recebido assistência de um colega de equipa numa zona fora do local definido para o efeito. Um rude golpe para as aspirações do atleta do NC/Blocoilhas, pois desta forma comprometeu a revalidação do título de Elites obtido em 2008.
Em terceiro lugar, a 11m44s do vencedor, ficou outro atleta da Sportzone, o também Veterano Bruno Fernandes, que alcançou assim o seu melhor resultado em provas oficiais. Foi um pódio dominado pelos atletas mais velhos, a demonstrar que a vontade de vencer não tem idade.
Em quarto lugar da geral, primeiro entre os Elites, ficou Rui Costa (Santa Clara). Um resultado muito positivo por parte do jovem atleta terceirense, para mais tendo em conta que foi a primeira vez que correu no exigente traçado da Batalha, deixando atrás de si atletas com muito mais experiência em circuitos deste tipo.
Atrás de Rui Costa ficou outro atleta do Santa Clara, José Viveiros, que lentamente começa a aproximar-se dos lugares da frente.
Ricardo Carneiro (NC/Blocoilhas) acabou por ser o melhor classificado à geral da sua equipa, com o sétimo lugar e segundo entre os Elites.
Em Sub-23 venceu Álvaro Câmara (NC/Blocoilhas), exemplo seguido pelos colegas de equipa, Pedro Torres em Cadetes e Antero Luís em Veteranos B.
Em Juniores, o vencedor foi uma vez mais Mark Rego (Sportzone).
Na corrida destinada às senhoras, a Elite Marília Machado (NC/Blocoilhas) exerceu mais uma vez o seu domínio perante as suas adversárias, completando as quatro voltas previstas ao circuito num tempo de 01h16m27s, deixando a segunda classificada, a Veterana Lúcia Ramos (Sportzone), com uma volta de atraso.
Antes da prova principal decorreram as corridas para promoção e Cadetes, e a corrida para os mais novos (dos 7 aos 14 anos).
Na corrida de Cadetes, Pedro Torres (NC/Blocoilhas) venceu com um tempo 52m37s, seguido pelo colega de equipa Tiago Ponte e por Diogo Brilhante (Santa Clara).
O vencedor na promoção foi Roberto Gandarinho, que completou as três voltas previstas com um tempo de 47m03s, seguido muito de perto por Vicente Arruda, vítima de uma queda no decorrer da última volta. Em terceiro lugar ficou Carlos Silva, a 02m37s de Gandarinho.
Para os mais novos a Organização, a cargo do Clube Norte Crescente sob a égide da Associação de Ciclismo dos Açores, havia preparado um circuito com 560 metros de extensão.
Apesar de não incluir subidas ou descidas demasiado longas, o circuito proposto apresentava algumas dificuldades técnicas tento em conta as idades dos miúdos envolvidos na competição.
Exceptuando uma ou outra queda, a verdade é que foi visível o empenho de todos e também o enorme apoio dado por todo o público presente.
Nos Iniciados (7 a 10 anos) o vencedor foi João Pedro Medeiros (NC/Blocoilhas).
Em Infantis (11 e 12 anos) houve uma vencedora, Verónica Cabral (Varandas Avenida).
Finalmente nos Juvenis (13 e 14 anos) o vencedor foi Rui Brilhante (Santa Clara).
A Taça Zon Açores em BTT-Cross-Country prossegue no final do mês com uma prova agendada para a costa norte da ilha de São Miguel.
A 26 de Abril, na zona da Gorreana, vai disputar-se a quarta e penúltima prova da competição, podendo nesta altura ficar-se a conhecer alguns dos diferentes campeões de 2009 nas diferentes classes em competição na Taça Zon Açores.