Cristina Calisto quer ter valências dos bombeiros no concelho da Lagoa

Presidente da Câmara Municipal da Lagoa recebeu novo presidente da Federação de Bombeiros dos Açores e destacou projetos de parceria



A presidente da Câmara Municipal da Lagoa recebeu o novo presidente da Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA), a quem expressou a vontade do concelho ter valências dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

Segunda a nota de imprensa, Cristina Calisto aproveitou a oportunidade junto de José Manuel Braia Ferreira para dar conta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa, no sentido de se ter no futuro próximo algumas valências dessa corporação na cidade de Lagoa.

A autarca manifestou ainda a intenção de cooperar com a FBRAA, mantendo sempre uma relação de cooperação e união de esforços para com a federação, à qual desejou muito sucesso para os novos desafios que vai encontrar, desejando manter as boas relações institucionais em prol do bem-estar e segurança dos lagoenses, em particular, e dos açorianos, no geral.

Já José Braia Ferreira esclareceu que pretende “relançar a FBRAA, pugnando por uma maior e efetiva união de esforços entre as AHBV’s da Região Autónoma e por uma voz mais ativa e uma ação firme junto das entidades competentes, na luta intransigente pela valorização e dignificação dos Bombeiros dos Açores e da melhoria das condições de prestação de auxílio às populações”.

“Sempre defenderemos a necessidade de envolver, de forma efetiva, os vários intervenientes, como o Estado e as autarquias, no processo de obtenção dos recursos necessários para o desempenho cabal das missões que estão atribuídas aos corpos de bombeiros detidos pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, deste modo favorecendo o cumprimento da missão do socorro e segurança das populações em níveis de competência e proficiência cada vez mais elevados”, afirmou o presidente da direção da FBRAA.

De referir que os Órgãos Sociais da Federação para o mandato 2022/2026 foram eleitos no dia 17 de setembro deste ano, tendo vencido a lista com o mote “Unir, Representar e Lutar pela Valorização dos Bombeiros dos Açores”.

Na reunião estiveram também o vice-presidente da edilidade, Frederico Sousa, e o vice-presidente da FBRAA, João Paulo Medeiros.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares