Autor: Nuno Martins Neves
A presidente da Câmara Municipal da Lagoa recebeu o novo presidente da Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA), a quem expressou a vontade do concelho ter valências dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
Segunda a nota de imprensa, Cristina Calisto aproveitou a oportunidade junto de José Manuel Braia Ferreira para dar conta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa, no sentido de se ter no futuro próximo algumas valências dessa corporação na cidade de Lagoa.
A autarca manifestou ainda a intenção de cooperar com a FBRAA, mantendo sempre uma relação de cooperação e união de esforços para com a federação, à qual desejou muito sucesso para os novos desafios que vai encontrar, desejando manter as boas relações institucionais em prol do bem-estar e segurança dos lagoenses, em particular, e dos açorianos, no geral.
Já José Braia Ferreira esclareceu que pretende “relançar a FBRAA, pugnando por uma maior e efetiva união de esforços entre as AHBV’s da Região Autónoma e por uma voz mais ativa e uma ação firme junto das entidades competentes, na luta intransigente pela valorização e dignificação dos Bombeiros dos Açores e da melhoria das condições de prestação de auxílio às populações”.
“Sempre defenderemos a necessidade de envolver, de forma efetiva, os vários intervenientes, como o Estado e as autarquias, no processo de obtenção dos recursos necessários para o desempenho cabal das missões que estão atribuídas aos corpos de bombeiros detidos pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, deste modo favorecendo o cumprimento da missão do socorro e segurança das populações em níveis de competência e proficiência cada vez mais elevados”, afirmou o presidente da direção da FBRAA.
De referir que os Órgãos Sociais da Federação para o mandato 2022/2026 foram eleitos no dia 17 de setembro deste ano, tendo vencido a lista com o mote “Unir, Representar e Lutar pela Valorização dos Bombeiros dos Açores”.
Na reunião estiveram também o vice-presidente da edilidade, Frederico Sousa, e o vice-presidente da FBRAA, João Paulo Medeiros.