Açoriano Oriental
Portos
Crescimento do Porto de Lisboa depende do tráfego fluvial
"O desenvolvimento do tráfego fluvial é determinante para o crescimento do Porto de Lisboa", disse o presidente desta estrutura, acrescentando que esta já a ser estudada esta utilização, a partir das novas plataformas logísticas.

Autor: Raquel Rio, Lusa/AOonline
"O maior problema do Porto de Lisboa não é de capacidade, e sim de acessibilidades" afirmou Manuel Frasquilho, à margem de um seminário sobre regiões marítimas inovadoras que decorreu em Bruxelas, no âmbito da Semana Europeia das Cidades e das Regiões (Open Days).

    "Estamos a fazer um estudo para passar a usar o tráfego fluvial no transporte de contentores, utilizando as duas plataformas logísticas que estão a ser construídas em Castanheira do Ribatejo e no Poceirão", adiantou o mesmo responsável, sublinhando que este meio de transporte, a par da ferrovia, é imprescindível, "sob pena de se inundar Lisboa de camiões".

    Entretanto, o Porto de Lisboa está também a aumentar a sua capacidade.

    "Tinhamos muitas solicitações nesse sentido. O terminal tinha capacidade para 350 mil contentores e precisávamos de a aumentar para um milhão. Essa obra deve estar concluída em 2013 e vai triplicar a capacidade existente", salientou o presidente do Porto de Lisboa.

    Este desenvolvimento já permitiu ao Porto de Lisboa começar a receber navios de grande porte, tendo sido iniciada no mês passado uma carreira semanal regular entre Lisboa e Xangai.

    A programação das obras está a ser concluída e o acordo da nova concessão com a Liscont (operador de contentores) vai ser assinado este mês.

    Em Novembro, Manuel Frasquilho espera lançar um concurso para a construção de uma nova sede para ao Porto de Lisboa, junto ao centro de controlo de tráfego marítimo (VTS) em Algés, onde serão concentrados todos os serviços.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados