Costa quer alargamento a incluir sociedade civil e mercado único da UE com "mais vida"

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse que o próximo alargamento do bloco comunitário tem de incluir a sociedade civil e alertou que é necessário dar “mais vida” ao mercado único para melhorar a competitividade



“É único que na Europa integremos os parceiros sociais, é a pedra basilar do nosso modelo europeu, é o que faz da Europa uma união e o que nos diferencia”, disse António Costa, durante uma intervenção no Comité Económico e Social Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

O presidente do Conselho Europeu, que iniciou funções no domingo, vincou que é preciso “envolver todos”.

“O alargamento [da União Europeia a outros países] não pode ser um sucesso sem o envolvimento da sociedade civil, nomeadamente nos Balcãs Ocidentais”, disse o ex-primeiro-ministro português.

Em simultâneo, António Costa disse que é preciso olhar para o mercado único do bloco comunitário: “É a nossa joia da coroa”.

O mercado único foi “uma grande conquista”, considerou o representante, mas, frisou, “é preciso dar-lhe mais vida para desbloquear mais competitividade”.

Para isso, o presidente do Conselho Europeu defendeu que é necessário incluir as pequenas e médias empresas, “facilitar as possibilidades de mais serviços transporem as fronteiras” dos países da União Europeia (UE).

“A fragmentação a que assistimos hoje impede as empresas inovadoras de crescer”, prosseguiu.

“O bom sinal é que já está feito o diagnóstico, há propostas ambiciosas, mas falta ambição política (…). Nas últimas semanas, durante as conversas que tive com os líderes, senti a urgência em todos de agir. Tem de ser um caminho feito em conjunto”, destacou.

Ainda neste contexto, o presidente do Conselho Europeu pediu que as atenções não fiquem concentradas em “número vagos”, exortando para a necessidade de agir e fazer crescer a UE económico-socialmente.

António Costa vai encontrar-se com a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Na terça-feira, o presidente do Conselho Europeu encontrou-se com os primeiros-ministros da Albânia, Edi Rama, da Macedónia do Norte, Hristijan Mickoski, e do Kosovo, Albin Kurti, e também com os Presidentes da Bósnia-Herzegovina, Zeljka Cvijanovic, e da Sérvia, Aleksandar Vucic.

Para hoje também está prevista uma reunião com o Presidente do Montenegro, Jakov Milatovic, e durante a manhã António Costa reuniu-se com a Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani.

Estes países integram a região dos Balcãs Ocidentais e a grande maioria tem oficialmente o estatuto de candidato ao bloco europeu.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares