Corvo quer ligações marítimas de passageiros diárias de junho a setembro

A presidente do Conselho de Ilha do Corvo defendeu o alargamento do horário das ligações marítimas de passageiros com as Flores, asseguradas pela lancha "Ariel".


 

Ângela Valadão, em declarações à agência Lusa, após a reunião do Conselho de Ilha do Corvo que antecede a visita oficial do Governo dos Açores, a partir de terça-feira, ao grupo ocidental, disse que os conselheiros pretendem uma “adequação do horário” da lancha que contemple o alargamento da época alta para o período compreendido entre 01 de junho e 30 de setembro.

A época alta contempla atualmente os meses de julho e agosto, período em que há ligações diárias entre as duas ilhas do grupo ocidental. No resto do ano, fazem-se ligações em três dias da semana.

O Conselho de Ilha do Corvo vai pedir, por outro lado, ao Governo Regional, numa reunião que decorrerá na quinta-feira, o arranque da obra do edifício que albergará uma loja da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).

Ainda segundo Ângela Valadão, os conselheiros pretendem também inquirir o executivo sobre o Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila do Corvo, frisando que “é já a sétima revisão do PDM, e não há resultados”.

“Vamos insistir também na obra de ampliação do cais e solicitar a colocação de guardas metálicos de segurança na estrada que dá acesso ao Caldeirão”, acrescentou.

Os conselheiros vão reivindicar também a conclusão da pavimentação, alargamento e drenagem da estrada regional leste do Corvo.

“Na área da solidariedade social, vamos pedir também apoios para a habitação degradada e, no que concerne à Educação, o fecho do polidesportivo do Corvo [que tem apenas uma cobertura]”, afirmou.

A entrada em funcionamento do centro de resíduos e a selagem do aterro sanitário e as obras de remodelação na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) são outras das questões que o conselho de ilha pretende abordar na reunião com o executivo.

O Governo dos Açores chega ao Corvo na quinta-feira, depois de passar pelas Flores.

Durante a visita, o presidente do executivo regional, Vasco Cordeiro, vai inaugurar a obra de remodelação da aerogare do Corvo e apresentar o projeto para requalificar e ampliar o lar de idosos da ilha.

Além de se reunirem com o conselho de ilha, os membros do Governo dos Açores vão, como é habitual nestas visitas, receber os corvinos que manifestarem esse interesse, a partir das 18:00 de quinta-feira, na escola Mouzinho da Silveira.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares