Açoriano Oriental
Continente e Madeira com avisos para chuva, vento e agitação marítima
Dez distritos de Portugal continental e a Madeira estão hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima forte, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
Continente e Madeira com avisos para chuva, vento e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a ilha da Madeira estão sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir os 09 a 10 metros.

Os distritos de Setúbal, Beja e Faro estão também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu também 'Aviso Amarelo' de agitação marítima para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

“Hoje, vamos continuar com precipitação tanto no continente como na Madeira, precipitação por vezes forte especialmente na região sul hoje e também amanhã [terça-feira]. A região sul vai ser a região onde a probabilidade de precipitação forte é maior”, disse à Lusa Ângela Lourenço.

A especialista do IPMA salientou que está previsto vento por vezes forte em particular nas terras altas e no litoral.

“Temos também avisos de precipitação para Setúbal, Beja e Faro, onde a situação poderá ser mais complicada. Há também avisos para a agitação marítima. Toda a costa ocidental está sob aviso, neste momento o laranja, que irá entretanto terminar e passar a amarelo”, disse.

“O Norte e o Centro do continente vão ser mais poupados, mas nestas situações com muita instabilidade, trovoadas, é difícil delimitar as zonas onde a probabilidade é maior. A região Centro poderá ter situações de precipitação mais intensa, mas a sul do rio Tejo será uma situação mais complicada. É possível que ao longo do dia de hoje os avisos possam ser alterados”, afirmou.

Segundo Ângela Lourenço, o aviso de precipitação está em vigor até terça-feira, altura em que se prevê uma melhoria do estado do tempo, com chuva mas mais fraca e menos frequente.

No que diz respeito à Madeira, a meteorologista adiantou que há avisos laranja e amarelo em vigor de agitação marítima, precipitação e vento.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o 'Amarelo' significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados