Açoriano Oriental
Consumo de gasolina e gasóleo continua a cair "significativamente"
O consumo de gasolina e do gasóleo continua a apresentar "uma redução significativa" ao ter caído 9,2% e 9,3%, respetivamente, em agosto, segundo o último relatório da direção geral de Energia (DGEG) sobre petróleo, gás natural e carvão.
Consumo de gasolina e gasóleo continua a cair "significativamente"

Autor: Lusa/AO online

O mesmo relatório refere que, comparando com o mês homólogo do ano anterior, o consumo de gasolinas caiu para 1,177 milhões de toneladas enquanto que o consumo de gasóleo se situou nos 4,709 milhões de toneladas, o consumo mais baixo do ano num mês de sazonalidade forte devido às férias e maior movimento nas estradas.

Em termos de longo prazo, o documento indica que o consumo de gasolina caiu em Portugal 16% desde 2010 até agosto passado, enquanto que o gasóleo a queda foi mais suave ao atingir os 12,8%.

Em termos globais, o consumo de combustíveis fósseis, quando comparado com o período homólogo do ano anterior, manteve uma redução de 4,1%, sendo que a DGEG justifica este decréscimo devido "à elevada redução dos consumos, apesar do aumento muito significativo do consumo de carvão de 48,5%, resultante de uma maior utilização pelas centrais térmicas a carvão desde junho de 2011".

No respeitante aos produtos de petróleo, o relatório indica que se continuou "a verificar uma redução global muito significativa nos consumos (-11,0%), sendo mais significativa as reduções apresentadas no fuelóleo (-20,6%), no GPL (-16,5%) e no coque de petróleo (-10,2%)".

Para a DGEG, a redução verificada no consumo do fuelóleo deve-se principalmente "à diminuição dos consumos deste produto para a produção de energia elétrica (-57,4%)".

Em agosto, a cotação média do 'Brent' foi de 91,42 euros por barril (113,37 dólares por barril), o que representa um aumento de 9,5% face à cotação média do mês anterior e um aumento de 18,6% face ao mês homólogo de 2011.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados