Autor: Lusa/AO online
O mesmo relatório refere que, comparando com o mês homólogo do ano anterior, o consumo de gasolinas caiu para 1,177 milhões de toneladas enquanto que o consumo de gasóleo se situou nos 4,709 milhões de toneladas, o consumo mais baixo do ano num mês de sazonalidade forte devido às férias e maior movimento nas estradas.
Em termos de longo prazo, o documento indica que o consumo de gasolina caiu em Portugal 16% desde 2010 até agosto passado, enquanto que o gasóleo a queda foi mais suave ao atingir os 12,8%.
Em termos globais, o consumo de combustíveis fósseis, quando comparado com o período homólogo do ano anterior, manteve uma redução de 4,1%, sendo que a DGEG justifica este decréscimo devido "à elevada redução dos consumos, apesar do aumento muito significativo do consumo de carvão de 48,5%, resultante de uma maior utilização pelas centrais térmicas a carvão desde junho de 2011".
No respeitante aos produtos de petróleo, o relatório indica que se continuou "a verificar uma redução global muito significativa nos consumos (-11,0%), sendo mais significativa as reduções apresentadas no fuelóleo (-20,6%), no GPL (-16,5%) e no coque de petróleo (-10,2%)".
Para a DGEG, a redução verificada no consumo do fuelóleo deve-se principalmente "à diminuição dos consumos deste produto para a produção de energia elétrica (-57,4%)".
Em agosto, a cotação média do 'Brent' foi de 91,42 euros por barril (113,37 dólares por barril), o que representa um aumento de 9,5% face à cotação média do mês anterior e um aumento de 18,6% face ao mês homólogo de 2011.
-
Açores abrem candidaturas para bolsa de estágio em Bruxelas
As candidaturas para a bolsa de estágio no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores, em Bruxelas, abrem, a partir de segunda-feira, e o estágio tem uma duração de 12 meses com uma bolsa mensal de dois mil euros, foi anunciado.
-
Cultura e Social
Documentário dá voz às mulheres do mar dos Açores para proteger o oceanoO documentário “Mulheres do Mar – Açores” junta as vozes de 49 açorianas com uma “profunda ligação emocional” ao oceano e o objetivo de valorizar o papel das mulheres e alertar para a proteção da biodiversidade marinha