Açoriano Oriental
Consulado português em Miami encerra sexta-feira
As actuais instalações do Consulado Honorário de Portugal em Miami encerram definitivamente sexta-feira depois de cumprido o horário de abertura desse dia - disse terça-feira à Lusa o cônsul demissionário Joseph Theriaga.

Autor: Lusa/AO
Na carta de 12 de Julho em que apresentou a demissão por "razões pessoais", Joseph Theriaga comunicou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que tinha efeitos imediatos, mas que estava disponível para se manter em funções até 30 de Setembro (domingo), “data em que as instalações serão encerradas e entregue a chave ao senhorio”.

    Um porta-voz da Secretaria de Estado das Comunidades disse terça-feira à Lusa que o cônsul Joseph Theriaga continuará a exercer as funções de cônsul honorário até ao fim do ano, altura em que se crê que poderá já estar a funcionar um vice-consulado na cidade de Orlando, na Flórida.

    Joseph Theriaga confirmou no mesmo dia à Lusa ter acedido a manter as funções até ao fim do ano, mas acentuou que as instalações encerrarão definitivamente sexta-feira após o período de serviço.

    Os portugueses residentes na Flórida terão agora de recorrer à secção consular da Embaixada de Portugal em Washington para onde já estiveram a ser encaminhados esta semana.

    O Consulado Honorário de Portugal em Miami efectua 200 actos consulares mensais.

    Segundo a Secretaria de Estado das Comunidades, para além do vice-consulado a abrir em Orlando, o governo português tenciona manter um consulado honorário em Miami.

    Manuel Silva Pereira, assessor da Embaixada de Portugal em Washington, disse terça-feira à Lusa que, na sequência do pedido de demissão de Joseph Theriaga, continuam a decorrer diligências para escolher um cônsul honorário de Portugal para Miami e que já há nomes a ser considerados.

    O Consulado Honorário de Portugal em Miami está localizado em 1901 Ponce Leon Boulevard, 2º andar, Coral Gables, Miami, o segundo endereço desde a sua abertura em Novembro de 1980 na Biscayne Boulevard, tendo já como titular Joseph Theriaga.

    O consulado funciona no mesmo prédio onde tem a sede o EuroBank, uma instituição financeira de que é presidente Joseph Theriaga.

    O EuroBank foi fundado em Miami em 1991 por Joseph Theriaga e um grupo de investidores, tendo presentemente três balcões (Miami, Pompano Beach e Boca Raton) e activos na ordem dos 100 milhões de dólares.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados