"Na sequência dos acordos alcançados com os representantes dos pilotos e do pessoal de cabine, Carlos Tavares, Tiago Raiano, Paulo Pereira e Nuno Pereira entregaram uma proposta conjunta para a aquisição de 85% da Azores Airlines", lê-se no email enviado às redações, no último dia concedido pelo júri do concurso para apresentação de proposta formal vinculativa.
Segundo o agrupamento, a proposta submetida "considera a atual situação financeira da empresa e incorpora a visão estratégica dos empresários, orientada para a sustentabilidade da companhia e para a consolidação da sua operação, enquanto ativo estratégico para Portugal e para a Região Autónoma dos Açores".
Com a apresentação da proposta, os quatro empresários passam a responder pela estrutura única designada de Atlantic Connect Group.
"Com esta organização unificada, e alinhados no mesmo propósito, os empresários reforçam a coerência e a clareza da proposta, assegurando uma comunicação a uma só voz com todos os interlocutores, começando pelos colaboradores da empresa", acrescenta a nota.
Com este passo dado, o concurso de privatização prossegue com a avaliação do júri, presidido por Augusto Mateus, que será responsável pela realização de um relatório final sobre a proposta, que, recorde-se, não é vinculativo.
"O Atlantic Connect Group está disponível para, junto do Júri, prestar os esclarecimentos que venham a ser necessários, mantendo, nesta fase, a reserva pública adequada a um processo que se pretende rigoroso, isento e célere", finaliza a nota de imprensa.
De recordar que o prazo concedido pela Comissão Europeia para a privatização da Azores Airlines termina a 31 de dezembro de 2025.
