Conselho de Ilha aprova deliberação do PSD sobre a 2.ª fase da obra de reordenamento do Porto da Horta

O Conselho de Ilha do Faial aprovou a deliberação do PSD local sobre a 2.ª fase da obra de reordenamento do Porto da Horta, exigindo uma decisão devidamente ponderada que não comprometa o futuro do Porto.



Para o PSD/Faial, o Porto e a Baía da Horta são “fundamentais para o desenvolvimento económico e turístico da ilha do Faial”, sendo que “a cidade da Horta é conhecida como a “Cidade Mar” e como tendo uma das mais belas baías do Mundo”, referem em comunicado.


A conselheira, Susete Amaro, que é também líder da bancada municipal social democrata, disse, citada no mesmo comunicado que “encurtar a obra da 1.ª fase do reordenamento do porto da Horta, mudando o ângulo de orientação do molhe norte, à conta de razões de ordem economicista, trouxe-nos danos irreparáveis”.


Por isso, a deliberação apresentada reivindica ao Governo Regional e à empresa Portos dos Açores “que promovam, o mais breve possível, os estudos considerados necessários para aferir o impacto da obra ocorrida no molhe norte”.


O documento reclama ainda “que se estude a movimentação e a renovação das águas na área fechada da bacia sul para a segunda fase da obra”, pois “essa segunda fase já vai na sua terceira versão, e que parece ainda não reunir o consenso alargado dos agentes utilizadores do Porto da Horta, como tem sido amplamente noticiado”, relembra Susete Amaro.


A proposta de deliberação foi aprovada por maioria, com oito votos a favor e seis contra, tendo contado com os votos contra dos conselheiros e autarcas do Partido Socialista.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares