Venezuela

Confiscadas duas toneladas de arroz a supermercado de portugueses

Funcionários venezuelanos confiscaram, segunda-feira, duas toneladas de arroz da rede de supermercados Excelsior Gama, propriedade de portugueses, por alegadamente o produto estar a ser comercializado a um preço superior ao autorizado.


    Contudo, representantes dos empresários dizem que a medida do Instituto para a Defesa das Pessoas no Acesso a Bens e Serviços (INDEPABIS) é injusta.

    A confiscação, que teve lugar em Caracas, foi supervisionada por Eduardo Saman, presidente de INDEPABIS, que explicou aos jornalistas que se tratava de “uma medida de pressão” para que “os produtores e distribuidores vendam o arroz ao preço estipulado” de 2,3 BsF (bolívares fortes, 0,73 euros) cada quilograma, por ter um por cento de grãos partidos.

    Frisou ainda que o arroz confiscado seria colocado no exterior do estabelecimento comercial onde seria vendido, revertendo o dinheiro obtido para os conselhos comunais (antigas associações de vizinhos) da localidade.

    O confiscação, segundo José Vicente Urdaneta, representante legal dos supermercados Excelsior Gama, é “injusto” porque o tipo de arroz em questão está fora da tabela de preços estipulados pelo governo.

    “Comparámos o arroz e é cem por cento de grãos inteiros”, adiantou a mesma fonte, acrescentando que a empresa vai recorrer para tribunal para impugnar a decisão do INDEPABIS e obter do Estado um indemnização pela confiscação.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024