Açoriano Oriental
Zona Euro
Confiança económica continua a cair
A confiança dos empresários e dos consumidores da Zona Euro voltou a cair em Agosto para o seu nível mais baixo desde Março de 2003, segundo dados publicados pela Comissão Europeia.
Confiança económica continua a cair

Autor: Lusa/AO online
O índice do sentimento económico (ESI), que reflecte a opinião dos empresários e dos consumidores, perdeu 0,7 pontos face a Junho, para 88,8 pontos. É o mais baixo nível desde Março de 2003, ou seja, em pouco mais de cinco anos.

    Em Julho, o índice tinha perdido 5,3 pontos para se fixar nos 89,5 pontos.

    O índice de clima de negócios, que mede apenas a confiança dos industriais, continuou a recuar em Agosto para 0,33 pontos negativos contra 0,20 pontos negativos em Julho.

    A confiança caiu em Agosto na indústria e no comércio a retalho, enquanto recuperou um pouco nos serviços e na construção. A confiança dos consumidores melhorou também ligeiramente pela primeira vez em mais de um ano.

    Entre os grandes países da UE, o inquérito mostra "recuos significativos" no Reino Unidos (-5,2 pontos num mês), em Espanha (-3,2 pontos) e na Alemanha (-2,6 pontos), enquanto a situação melhorou na Itália (+4,1 pontos) e nos Países Baixos (+1,7 pontos).

    Em Portugal, o índice manteve-se inalterado face a Julho nos 93,2 pontos.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.