Açoriano Oriental
Condições adversas vão manter-se nos Açores
A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para a continuação de mau tempo em todas as nove ilhas açorianas, que passam a estar sob aviso laranja da meteorologia devido à previsão de chuva.

Autor: Lusa/AO online

 

Os grupos central e oriental dos Açores estavam sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro por causa das previsões de chuva forte, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou o nível de aviso para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja referente a precipitação vai vigorar nos grupos ocidental, central e oriental até às 18:00 de hoje.

As nove ilhas dos Açores estão ainda sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje por causa das previsões de trovoada.

Num aviso emitido esta manhã, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que "permanecem as condições de forte instabilidade atmosférica em todo o arquipélago" e recordou que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis", recomendou "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

O meteorologista Carlos Ramalho, do IPMA, nos Açores, adiantou à Lusa que "só a partir de sexta-feira é que se verificará uma melhoria gradual" no tempo no arquipélago.

Devido ao mau tempo, três famílias foram retiradas das suas casas durante a madrugada no lugar da Pedreira, concelho do Nordeste, tendo havido populações que chegaram a estar isoladas, segundo disse à agência Lusa o presidente da Câmara.

Além disso, várias estradas e caminhos ficaram obstruídos, soterrados e danificados.

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou 32 ocorrências, sem vítimas, nas ilhas de São Miguel e Terceira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados