Açoriano Oriental
Companhias que queiram voar para os Açores vão beneficiar de mais apoios, diz Governo dos Açores

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, disse hoje que as companhias aéreas que pretendam voar para o arquipélago vão beneficiar de uma discriminação positiva em termos de apoios face às caraterísticas específicas deste mercado.

Companhias que queiram voar para os Açores vão beneficiar de mais apoios, diz Governo dos Açores

Autor: AO Online/ Lusa

A titular da pasta do Turismo especificou que o Turismo de Portugal possui um sistema de incentivos no qual participam as associações regionais – Associação de Turismo dos Açores, no caso açoriano – pretendendo-se que seja “privilegiado o arquipélago” através dos apoios face à dificuldade de atrair para a região as companhias de aviação, uma vez que “os custos de voar são superiores ao espaço continental, e mesmo à Madeira”.

Marta Guerreiro reuniu hoje com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tendo referido aos jornalistas que o ministro da Economia já anunciou que o programa que prevê os incentivos “está a ser revisto”, devendo uma nova versão ser publicada “a partir da primavera”, indo este “reconhecer, no caso dos Açores, a necessidade de se ter incentivos mais aliciantes”.

“Apesar de já estarem previstos valores diferentes para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, defende-se que a região açoriana tem, efetivamente, a necessidade de apoios superiores dadas as suas condições geográficas, e há a nota que estas reivindicações vão ser acolhidas”, declarou.

A atribuição de apoios e subsídios a companhias de aviação não é possível segundo as regras da União Europeia, mas há alguns instrumentos legais que, visando a promoção do destino Portugal, acabam por permitir apoios financeiros às companhias áreas.

A secretária regional explicou que, além de apoios à captação de rotas, o programa de incentivos prevê discriminações em função da altura do ano em que os voos se realizam, o número de frequências ou se se trata ou não de um primeiro operador em determinada rota.

No encontro com a secretária de Estado do Turismo, Marta Guerreiro abordou também temáticas como a formação profissional no sector, os estágios internacionais para estudantes, a promoção dos destino para cativar mais fluxos turísticos, a par de potenciar a região como espaço para a captação de filmes e produções, entre outras matérias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados