Açoriano Oriental
Cientistas antecipam onde pode ocorrer novo sismo na Turquia

Um estudo científico concluiu que uma secção da falha do terramoto de fevereiro na Turquia permanece intacta, assinalando que as placas podem - quando um atrito se intensificar - gerar outro sismo semelhante.

Cientistas antecipam onde pode ocorrer novo sismo na Turquia

Autor: Lusa

Essa é a principal conclusão de um estudo liderado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) publicado hoje na revista especializada Seismica, que prevê a possibilidade de um novo sismo poder ocorrer na Turquia.

Socorrendo-se de sensores remotos, o geofísico Sylvain Barbot e os seus colegas investigadores da USC documentaram o grave terramoto de 06 de fevereiro que matou mais de 50.000 pessoas no leste da Turquia e destruiu mais de 100.000 edifícios.

"Sabemos um pouco mais sobre o que nos pode esperar. Não sabemos o momento, mas sabemos onde pode acontecer", explicou Barbot, num comunicado.

Os grandes terramotos são originados pelo deslizamento das placas tectónicas, quando pedaços da crosta terrestre, que se movem lentamente, se pressionam mutuamente, gradualmente acumulando força ao longo de décadas, séculos e eras.

Quando as placas finalmente deslizam, a energia explode em ondas que se propagam pela crosta terrestre.

O sismo principal - de magnitude 7,8 - na Turquia, ocorreu em 06 de fevereiro, seguido por um abalo secundário de magnitude 7,6 numa falha separada mais a oeste.

Um outro terramoto ocorreu duas semanas depois - de magnitude 6,4 - em 20 de fevereiro.

Um gráfico de dados mostra a atividade sísmica e a quantidade de deslizamentos de placas ao longo das falhas.

A zona a sul do distrito de Puturge, na Turquia, mostra um aglomerado de atividade sísmica ao longo da falha, mas sem deslizamentos.

Isso significa que parte da falha está bloqueada ou travada, mas é provável que acabe por desabar a qualquer momento, no futuro.

"O que vimos nas fotos dos prédios que desabaram é que alguns deles foram literalmente pulverizados. (…) Até o próprio cimento se desintegrou. Existe a possibilidade de que este terramoto tenha produzido mais abalos do que o previsto nos códigos de construção. Não o saberemos sem uma investigação mais aprofundada", concluiu a equipa de investigadores da USC.

"Existe esta região, onde podemos esperar um terramoto de magnitude 6,8. A população precisa de estar preparada para isso. Mas também a comunidade científica, porque a situação nos dá a oportunidade de montar uma experiência de monitorização sobre como um terramoto começa e termina”, explicam os investigadores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados