Economia

César responsabiliza Governo e banca pelo aumento do desemprego

O presidente do Governo Regional dos Açores declarou-se preocupado com o agravamento do desemprego na região, que considerou resultar das medidas de austeridade adoptadas pelo executivo de Pedro Passos Coelho e da “paralisia da banca” no arquipélago.


“Sentimos que há uma situação de agravamento do desemprego provocada, em primeiro lugar, pelas medidas que estão a ser tomadas pelo Governo de Lisboa e, em segundo, por questões que têm a ver com a total paralisia da banca” no arquipélago, afirmou Carlos César.

Em declarações aos jornalistas no início das Jornadas Parlamentares dos socialistas açorianos em Angra do Heroísmo destinadas a analisar as propostas de Orçamento e Plano da Região para 2012, o chefe do Executivo açoriano garantiu, por isso, prioridade ao controlo de manutenção da situação “a um nível que assegure a coesão social, económica e a manutenção da confiança das empresas e das pessoas”.

Para tanto, será adoptado um conjunto de medidas que inclui o lançamento de “novas linhas de crédito em condições que julgamos que são apetecíveis para o sector bancário e que podem ter utilidade para as empresas no que se refere à reestruturação das dívidas, ao pagamento de compromissos na área da segurança social, da fiscalidade, ao pagamento entre empresas”, referiu.

Carlos César revelou que vai propor também aos deputados socialistas a reactivação do fundo de emergência social e a “criação de instrumentos legais e de enquadramento que nos permitam acompanhar melhor as famílias em casos de sobreendividamento, de disfunção financeira e insolvência”.

“Aquilo que vamos fazer hoje é organizarmo-nos para estarmos do lado das empresas e das famílias a contrariar a tendência negativa do desemprego e da recessão económica provocada pelas medidas do Governo da República”, declarou.
PUB

Eurodeputado açoriano, do PSD, participou na missão de alto nível inserido no Egito, em encontros que reuniram decisores políticos de toda a região euro-mediterrânica.