Cerca de 40 pessoas detidas por branqueamento de capitais e tráfico de droga

O ministério do Interior espanhol anunciou hoje a detenção de 41 pessoas, suspeitas de estarem envolvidas em negócios relacionados com branqueamento de capitais e tráfico ilegal de droga.


De acordo com os mesmos responsáveis, alguns dos detidos serão alegadamente membros do grupo rebelde colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

As autoridades adiantaram igualmente que a investigação foi iniciada em agosto de 2008, quando foram alertadas para a transferência de elevados montantes de dinheiro, cerca de 200 milhões de euros, a partir de Espanha e com destino para a Colômbia e Equador.

Na detenção estiveram envolvidos mais de 250 agentes e cães-farejadores especializados na deteção de notas.

A investigação decorreu em várias cidades espanholas, como Madrid, Barcelona e Saragoça, cerca de 30 residências foram invadidas e mais de 250 quilos de cocaína foram apreendidos.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias