Açoriano Oriental
Medicina
Cerca de 350 especialistas debatem doenças auto-imunes
Doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, que afecta cerca de 50.000 portugueses, ou o lúpus sistémico, que atinge 15.000 portugueses, estarão em debate entre hoje e sábado em Almancil, envolvendo 350 investigadores e médicos de 12 especialidades.
Cerca de 350 especialistas debatem doenças auto-imunes

Autor: Lusa/AO online
Os clínicos reúnem-se no II Congresso Nacional de Auto-imunidade e na XVI Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), num encontro subordinado ao tema "Construindo Pontes na Auto-Imunidade".

A reunião, que juntará cerca de 350 investigadores básicos e clínicos de 12 especialidades diferentes, vão abordar desde os aspectos de diagnóstico até aos diferentes modos de tratamento de doenças como a artrite reumatóide, o lúpus sistémico e as vasculites sistémicas graves.

“A imunologia representa uma das áreas mais complexas do conhecimento médico e a sua aplicação clínica resultou de uma explosão de métodos terapêuticos e de diagnóstico, cuja utilização passa literalmente por todas as especialidades médicas”, referiu José Delgado Alves, que preside ao congresso.

Delgado Alves sublinhou que “o sistema imune é parte integrante do funcionamento corrente do organismo humano”, pelo que “a abordagem deve ser abrangente, metódica e, em termos práticos, multidisciplinar”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.