Medicina

Cerca de 350 especialistas debatem doenças auto-imunes

Doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, que afecta cerca de 50.000 portugueses, ou o lúpus sistémico, que atinge 15.000 portugueses, estarão em debate entre hoje e sábado em Almancil, envolvendo 350 investigadores e médicos de 12 especialidades.


Os clínicos reúnem-se no II Congresso Nacional de Auto-imunidade e na XVI Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), num encontro subordinado ao tema "Construindo Pontes na Auto-Imunidade".

A reunião, que juntará cerca de 350 investigadores básicos e clínicos de 12 especialidades diferentes, vão abordar desde os aspectos de diagnóstico até aos diferentes modos de tratamento de doenças como a artrite reumatóide, o lúpus sistémico e as vasculites sistémicas graves.

“A imunologia representa uma das áreas mais complexas do conhecimento médico e a sua aplicação clínica resultou de uma explosão de métodos terapêuticos e de diagnóstico, cuja utilização passa literalmente por todas as especialidades médicas”, referiu José Delgado Alves, que preside ao congresso.

Delgado Alves sublinhou que “o sistema imune é parte integrante do funcionamento corrente do organismo humano”, pelo que “a abordagem deve ser abrangente, metódica e, em termos práticos, multidisciplinar”.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares