Juros/Dívida

Carlos Costa diz que "não vale a pena culpar os mercados"

O governador do Banco de Portugal defendeu esta sexta-feira que Portugal tem que fazer o seu trabalho no sentido da consolidação das contas públicas para gerar confiança dos investidores internacionais no país e melhorar a capacidade de financiamento no mercado.


“Não vale a pena culpar os mercados, se não fizermos o nosso trabalho. Precisamos urgentemente do Orçamento do Estado para 2011 aprovado. É altura de meter as mãos à obra e fazer crescer o PIB”, afirmou Carlos Costa, na sua intervenção num almoço promovido pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em Lisboa.

O governador do Banco de Portugal sublinhou, contudo, que “pôr as contas públicas em ordem com o PIB a crescer pouco é uma tarefa muito difícil”, considerando que Portugal “é um país bem infra-estruturado, mas sem um tecido produtivo à altura” e defendendo que o país deve ser “mais criterioso no investimento público”.
PUB

O mau tempo nos Açores causou hoje 30 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, situações relacionadas com quedas de árvore e de estruturas e derrocadas, sem vítimas a registar, adiantou a Proteção Civil açoriana.