Açoriano Oriental
UNESCO
Candidatura para criar Geoparque será apresentada em 2010
O governo regional açoriano vai apresentar em 2010 uma candidatura à UNESCO para classificar os Açores como Geoparque, integrando mais de cem locais de interesse geológico (geossítios) de importância patrimonial, turístico e científico, segundo a Direcção Regional do Ambiente.
Candidatura para criar Geoparque será apresentada em 2010

Autor: Lusa/AO Online

A candidatura açoriana à Rede Europeia e à Rede Mundial de Geoparques já começou a ser preparada entre elementos da Direcção Regional do Ambiente, da Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ) e da Comissão para o Ano Internacional do Planeta Terra.

No início de Dezembro, segundo revelou à Lusa fonte da Direcção Regional do Ambiente, terá lugar uma reunião de preparação da candidatura entre responsáveis da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e especialistas nacionais nesta matéria.

Nos Açores já foi criada uma equipa de trabalho com vista à formação do futuro 'Geoparque Açores', que pretende aliar o desenvolvimento sustentável ao património geológico das ilhas, mas também promover o bem-estar das pessoas e o meio ambiente que as rodeia.

Para os responsáveis regionais, "este projecto, que se estende a todo o arquipélago, pretende ser uma viagem pela vulcanologia", atendendo a que a paisagem do arquipélago apresenta um vasto conjunto de formas, rochas, relevos e estruturas únicas, derivadas do tipo de erupção que as originou.

Tendo como tema 'Nove ilhas - Um Geoparque', os Açores pretendem ser o terceiro geoparque do país a integrar a Rede Europeia, onde já se encontram a 'Naturtejo da Meseta Meridional', criado em 2006 pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, e o Geoparque de Arouca, criado em 2009.

Esta rede europeia, fundada em 2000, possui actualmente 35 geoparques, distribuídos por 13 países.

Desde 2004, existe também a Rede Mundial de Geoparques, que envolve actualmente 64 geoparques de 19 países, sendo a China o país que conta com mais unidades desta categoria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados