Ambiente

Campanha SOS Cagarro permitiu salvar 3712 aves

A campanha SOS Cagarro, que se realiza anualmente nos Açores em Outubro e Novembro, permitiu salvar este ano 3712 aves, um número ligeiramente inferior ao registado em 2009, quando foram salvos 3744 cagarros no arquipélago.


A iniciativa, organizada pelo Governo Regional dos Açores, visa ajudar as jovens aves que saem dos ninhos nesta altura do ano, tendo em conta que o arquipélago possui a maior colónia mundial destas aves marinhas, concentrando 70 por cento da população na época de reprodução.

Para o director regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, a campanha deste ano “foi um sucesso”, destacando que decorreu em todas as ilhas dos Açores e registou "um extraordinário interesse, envolvendo a população em geral”.

“Duvido que alguém no arquipélago dos Açores não saiba que a campanha existe e que é necessário ter cuidados acrescidos em relação à salvaguarda dos cagarros juvenis que saem dos ninhos”, afirmou Frederico Cardigos, numa conferência de imprensa na Horta, Faial, para apresentar o balanço da campanha.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.