Açoriano Oriental
Campanha do atum-rabilho abre com alerta de gestão sustentável de Bruxelas
A Comissão Europeia reiterou esta segunda-feira, a propósito da abertura da campanha de pesca do atum-rabilho, que envolve navios portugueses, o seu empenho na gestão sustentável da espécie.
Campanha do atum-rabilho abre com alerta de gestão sustentável de Bruxelas

Autor: Lusa/AO Online

A principal campanha de pesca do atum-rabilho no Mediterrâneo e no Atlântico iniciou-se no domingo, decorrendo até dia 24 de junho, sendo as quotas atribuídas a navios cercadores, juntamente com as atribuídas às armadilhas, 83% da quota total da UE para 2013, que é de 7.548,1 toneladas.

Participam nesta pescaria navios de sete Estados-Membros da UE (Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, Malta e Chipre).

A pesca do atum-rabilho é regulamentada pela Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), que já adotou um plano plurianual de recuperação reforçado para a espécie.

O plano inclui um programa rigoroso de controlo e de inspeção das capturas, envolvendo uma grande quantidade de inspetores e navios e aeronaves de patrulha, coordenados pela Agência Europeia de Controlo das Pescas e pelos Estados-membros em causa.

As reservas de atum rabilho diminuíram drasticamente desde a década de 1990, levantando sérias preocupações sobre a preservação da espécie na Europa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados