Autor: Lusa/AO online
O presidente da autarquia açoriana, o social-democrata José Manuel Bolieiro, assinou hoje um despacho que concede tolerância de ponto aos colaboradores da câmara e aos funcionários dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).
José Manuel Bolieiro argumenta neste despacho, citado numa nota enviada aos meios de comunicação social, que em Ponta Delgada os funcionários e os colaboradores “quer da administração pública regional e local, quer das empresas privadas”, aderem “com grande empenho e reconhecimento” aos festejos de Carnaval.
“Sendo assim, a tradicional Batalha das Limas de Ponta Delgada vai realizar-se, como habitualmente acontece, na terça-feira de Carnaval”, lê-se na nota de imprensa.
Segundo o comunicado, no despacho Bolieiro “enfatiza que na origem da decisão camarária está a tradição dos festejos carnavalescos deste município em geral e da cidade em particular, com os costumes do Entrudo já calendarizados, os investimentos já efetuados para os mesmos, também em termos operacionais, e o retorno da respetiva dinamização económica e social, a que se junta a previsibilidade de um reduzido número de utentes nos serviços públicos”.
Também o Governo Regional dos Açores vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública regional na terça-feira de Carnaval, segundo um despacho hoje conhecido.
No documento, o presidente do governo açoriano, Vasco Cordeiro, determina tolerância de ponto para os trabalhadores da administração pública regional da Terceira na tarde do dia 11 (segunda-feira) e na manhã do dia 13 (quarta-feira), tendo em conta a “especificidade, importância e período tradicional de realização de danças e bailinhos característicos da ilha”.
No passado dia 17 de janeiro, o Governo da República anunciou que não será concedida tolerância de ponto no Carnaval este ano e que esse princípio vai manter-se pelo menos durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.
-
Governo paga 200 milhões de dívidas em atraso a fornecedores na saúde
Autorizações da República à Região para ir à banca transformar dívida comercial em dívida financeira permitiram regularizar os pagamentos na saúde, nalguns casos em atraso desde 2012
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”