Autor: Lusa/AO online
O presidente da autarquia açoriana, o social-democrata José Manuel Bolieiro, assinou hoje um despacho que concede tolerância de ponto aos colaboradores da câmara e aos funcionários dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).
José Manuel Bolieiro argumenta neste despacho, citado numa nota enviada aos meios de comunicação social, que em Ponta Delgada os funcionários e os colaboradores “quer da administração pública regional e local, quer das empresas privadas”, aderem “com grande empenho e reconhecimento” aos festejos de Carnaval.
“Sendo assim, a tradicional Batalha das Limas de Ponta Delgada vai realizar-se, como habitualmente acontece, na terça-feira de Carnaval”, lê-se na nota de imprensa.
Segundo o comunicado, no despacho Bolieiro “enfatiza que na origem da decisão camarária está a tradição dos festejos carnavalescos deste município em geral e da cidade em particular, com os costumes do Entrudo já calendarizados, os investimentos já efetuados para os mesmos, também em termos operacionais, e o retorno da respetiva dinamização económica e social, a que se junta a previsibilidade de um reduzido número de utentes nos serviços públicos”.
Também o Governo Regional dos Açores vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública regional na terça-feira de Carnaval, segundo um despacho hoje conhecido.
No documento, o presidente do governo açoriano, Vasco Cordeiro, determina tolerância de ponto para os trabalhadores da administração pública regional da Terceira na tarde do dia 11 (segunda-feira) e na manhã do dia 13 (quarta-feira), tendo em conta a “especificidade, importância e período tradicional de realização de danças e bailinhos característicos da ilha”.
No passado dia 17 de janeiro, o Governo da República anunciou que não será concedida tolerância de ponto no Carnaval este ano e que esse princípio vai manter-se pelo menos durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.
-
premiumSindicato do Guarda Prisional ameaça greve no final do ano na prisão de Angra
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais comprometeu-se a resolver a situação na prisão de Angra até ao final do ano, segundo Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional
-
Cultura e Social
Petição alerta que eventos nos Açores podem custar mais 40%Fazer cultura ou desporto nos Açores sai mais caro. Por isso, a petição “Por uma cultura e desporto sem custos de insularidade”, dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e ao presidente do Governo Regional, propõe a criação de um regime de compensação financeira que cubra os sobrecustos de deslocação dos agentes culturais e desportivos.