Câmara da Ribeira Grande avança com biblioterapia a partir de janeiro

Câmara da Ribeira Grande avança com biblioterapia a partir de janeiro

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   29 de Out de 2019, 16:06

A Câmara da Ribeira Grande, através da biblioteca municipal Daniel de Sá, está a preparar o desenvolvimento da biblioterapia (terapia através da leitura), através da qual pretende realizar ações de promoção de leitura como forma de combater o isolamento social.

Os livros são fonte de conhecimento, mas também podem ser fonte de entretenimento, de promoção da saúde psíquica e do bem-estar social, principalmente junto dos idosos que passam largos períodos do dia sem companhi, diz nota.


É a pensar nestas pessoas que a autarquia está a preparar a implementação de biblioterapia, projeto que vai levar às casas das pessoas idosas uma atividade diferente tendo em vista o preenchimento da rotina com um convívio à volta da leitura.


O anúncio deste projeto foi feito pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, no decorrer de uma visita que assinalou o Dia Mundial da Terceira Idade e que serviu de experiência piloto para a implementação da biblioterapia a partir de janeiro de 2020.


O projeto é destinado a pessoas com idade superior aos 50 anos e decorrerá nas moradias particulares, centros de convívio, juntas de freguesia e na própria biblioteca municipal Daniel de Sá sempre que se justificar. Também está aberto a todos os voluntários que se queiram juntar e a quem lhes será dada formação neste âmbito.


Paralelamente ao desenvolvimento da biblioterapia, a Câmara Municipal da Ribeira Grande tem a intenção de avançar com uma biblioteca itinerante, em parceria com outras associações do concelho, tendo em vista o desejo de aproximar os livros das pessoas e fomentar hábitos de leitura mais regulares.




Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.