Câmara da Horta exige aumento de voos e pede reunião com a SATA

O presidente da Câmara da Horta exigiu um reforço das ligações aéreas da Azores Airlines entre Lisboa e Horta e requereu também uma reunião com o Conselho de Administração da SATA para abordar o assunto



“A SATA deve aumentar o número de voos para a ilha do Faial, quer nas ligações interilhas, quer na ligação direta a Lisboa, valorizando a ‘gateway’ da Horta”, defendeu Carlos Ferreira num comunicado.

O autarca falava depois da divulgação, por parte da companhia aérea açoriana, do horário de verão, que irá vigorar entre 29 de março e 31 de outubro de 2026.

Segundo os horários agora anunciados, a Azores Airlines irá manter o máximo de dez voos semanais entre a capital portuguesa e a ilha do Faial, número que continua a ficar aquém dos 14 voos semanais exigidos pelas forças vivas locais, que corresponde àquilo que existia em 2015, quando a TAP e a SATA operavam juntas na mesma rota.

“Mantemos a posição de defesa dos 14 voos semanais em julho e agosto, retirados em 2015, que podem ser alcançados de forma progressiva para corresponder às necessidades de mobilidade da população e ao desenvolvimento turístico, fulcral para a nossa economia”, insistiu Carlos Ferreira.

Além da exigência do reforço nas ligações para Lisboa, o autarca faialense defende também mais ligações interilhas da SATA Air Açores com escala no Faial, bem como a criação de uma nova rota semanal entre a Horta e a cidade do Porto para responder à procura crescente que tem existido de voos com destino ao norte do país.

“Considerando a situação do Grupo SATA e as alterações no Conselho de Administração, a Câmara da Horta já solicitou uma reunião com o novo Conselho de Administração da companhia aérea”, acrescenta o município faialense.

PUB