O secretário regional do Ambiente e Ação Climática, com a tutela da Proteção Civil nos Açores, sublinhou que as novas viaturas estão "equipadas com tecnologia de ponta para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica".
“A modernização da frota contribuirá diretamente para uma maior eficácia na prestação de cuidados pré-hospitalares, assegurando que os sinistrados ou vítimas de doença súbita recebem uma assistência rápida e qualificada”, afirmou Alonso Miguel, citado numa nota divulgada pelo Governo Regional.
Esse reforço da frota de ambulâncias irá também "garantir melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e bombeiros envolvidos nas operações de socorro”, acrescentou.
Para o governante açoriano, “a aquisição destas 12 novas ambulâncias representa mais um passo na consolidação" do papel do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores como "entidade fundamental para a proteção e bem-estar da população açoriana”.
Alonso Miguel esclareceu que “este investimento se insere num plano mais vasto do Governo dos Açores, focado na melhoria contínua do Sistema de Proteção Civil Regional”.
Segundo o executivo açoriano, a este investimento somam-se "um conjunto de nove viaturas vermelhas, que incluem autotanques, prontos-socorros, auto-salvamentos, 19 auto-comandos, nove ambulâncias de socorro, duas viaturas SIV [Suporte Imediato de Vida] e um reboque multivítimas, num investimento global previsto de 5,6 milhões de euros".
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, sob a tutela da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, tem "um papel central na gestão do sistema de transporte terrestre de emergência médica nos Açores", sendo responsável por coordenar as operações de socorro e garantir a adequada prestação de cuidados de saúde extra-hospitalares, salienta ainda a tutela.
