Bombeiros anunciam cancelamento do pré-aviso de greve

SNBP e FBRAA chegam a acordo sobre aumentos salariais e atualização do TAS para bombeiros assalariados dos Açores, cancelando pré-aviso de greve.



O Secretariado Regional do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) dos Açores decidiu cancelar o pré-aviso de greve depois de receber da Federação de Bombeiros dos Açores (FBRAA) uma nova proposta de atualização remuneratória que cumpre as condições mínimas exigidas para 2026.

De acordo com o comunicado publicado pelo SNBP Açores nas redes sociais, a primeira proposta da FBRAA tinha sido rejeitada pelo sindicato por prever um aumento inferior ao do salário mínimo regional de 2026 e por diminuir a diferença remuneratória entre categorias, o que o SNBP considerou um retrocesso face aos avanços alcançados em 2025.

Com a nova proposta, válida a partir de janeiro de 2026, todos os bombeiros assalariados das Associações Humanitárias da Região vão receber um aumento salarial de 52,50 euros, além da atualização do complemento TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro), que passa de 65 para 70 euros.

O SNBP sublinha que este é apenas o primeiro aumento previsto para 2026. Um segundo deverá ocorrer ainda no mesmo ano, associado à criação e aprovação do futuroEstatuto Profissional dos Bombeiros das Associações Humanitárias, cuja elaboração tem sofrido atrasos devido à instabilidade política nacional e à renovação do grupo de trabalho responsável.

A estrutura sindical refere que a prioridade foi assegurar que, logo no início de 2026, os bombeiros assalariados não ficassem com um aumento inferior ao salário mínimo regional, mitigando os efeitos dos atrasos no processo estatutário.

A aprovação do futuro Estatuto na Assembleia da República é apontada como o próximo grande objetivo, considerado fundamental para elevar as remunerações, consagrar os subsídios de risco, insalubridade, penosidade e prontidão, e garantir condições de aposentação mais justas.

O sindicato afirma manter o compromisso de continuar a defender a valorização da carreira e as condições de trabalho dos bombeiros que servem as Associações Humanitárias dos Açores.

PUB